Cachaça, o Brasil engarrafado!
15/09/2022

Brix: O açúcar da cana

Brix é a portacentagem em massa de sólidos solúveis contidos em uma solução de sacarose quimicamente pura. O brix mede a pureza do caldo extraído da moagem da cana-de-açúcar e o teor de sacarose.

Em regras gerais digamos que uma garapa de cana, ao ser medida no Sacarímetro de Brix faz a divisão do que é água e do que é açúcar, ou seja uma garapa com 20 Brix estabelece que no líquido há 20% de açúcar e 80% de água.

No caldo de cana que conhecemos como garapa, a medição do Brix é determinante para a preparação do mosto que é o sumo preparado, antes do processo da fermentação.

O Brix pode ser medido com um refratômetro, que é um aparelho semelhante ao microscópio e também com o densímetro sacarímetro, mais simples e semelhante a um termômetro de vidro.

O refratômetro é usado no canavial para medir o teor de açúcar das canas a serem cortadas, para tirar a medição é necessário apenas uma gota da garapa e o sacarímetro é usado para medição na mistura do caldo com a água potável, utilizando-se também uma proveta de mergulho.

É importante lembrar que um suco de uva ou refrigerante tem em média 10 brix (fiz essa medição), enquanto uma garapa de cana pode chegar a 25 brix. Isso foi trágico pra mim aos onze anos de idade, pois numa visita a um engenho tomei garapa de forma exagerada, passei mal e não consegui mais beber em nenhuma oportunidade posterior.

Acho que o alto teor de açúcar deve ter participação neste fato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Haroldo Narciso